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O silêncio fala mais que mil palavras. O silêncio enche o ar de vibrações que nenhum som é capaz de produzir. Quando nos quedamos diante de nós mesmos e deixamos que a nossa alma flua, não necessitamos de palavras. O silêncio, que a tudo imobiliza, inunda o coração e fala por nós. Por mais que as palavras sejam maravilhosas, as rimas por vezes se quebram e se transformam em soluços. Então, o silêncio pode ser a máxima expressão do nosso íntimo. (Lisieux)

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O INFERNO DE AMAR


O filme Ciúme: o inferno do amor possessivo (1994), do diretor francês Claude Chabrol, retrata a vida de um casal cujo relacionamento começa a ficar cada vez mais conturbado devido às conseqüências negativas do ciúme para a relação.


Paul é um homem jovem que constrói um hotel perto de onde já trabalhava há quinze anos. Conheceu Nelly e com o passar do tempo casaram-se e tiveram um filho chamado Vincent. Paul vive sempre “nervoso” e atarefado com a rotina do hotel. Por diversas vezes toma medicamentos para diminuir o estresse e doses de bebida alcoólica. Nelly, uma mulher muito bonita e vaidosa, ajuda Paul nos serviços do hotel e, por vezes, mostra-se uma mulher atenciosa com Paul.


A desconfiança de Paul começa dentro do próprio hotel, onde Nelly passa a dar indícios de que estaria tendo algum envolvimento com um hóspede chamado Martineau, o qual é mecânico do carro de Paul, mora perto da mãe de Nelly e foi flagrado por Paul mostrando slides com fotos para Nelly numa sala escura do hotel. A partir daí, Paul passa a perseguir Nelly por todos os lugares, buscar provas de que está sendo traído e ainda agindo de forma agressiva com ela. Enfim, Paul passa a exercer um papel extremamente agressivo e controlador no relacionamento com Nelly.


Paul e Nelly, inicialmente, viviam muito bem no hotel em que eram donos. Todos os anos recebiam vários hóspedes; muitos deles já eram clientes assíduos. Seu filho, Vincent, com aproximadamente sete anos de idade, não exerce um papel tão determinante no decorrer do filme, a não ser para, eventualmente, servir como sinal gerador de dúvida para Paul sobre “onde estaria sua mulher, se não cuidando de seu filho”.


Apesar de toda a busca por algum fato que possa comprovar essa suposta infidelidade de Nelly, não há no filme uma ocasião que verdadeiramente a condene. A questão que fica é: Nelly teria ou não culpa pela instalação e manutenção do padrão comportamental ciumento de Paul? Também podemos transpor esta questão para os relacionamentos ciumentos de hoje em dia: até que ponto somos responsáveis pelo ciúme do(a) parceiro(a) num relacionamento amoroso?


Para responder a essa questão e analisarmos as contingências do referido assunto (Ciúme e Violência) no filme estaremos partindo do ponto de vista da Análise do Comportamento e sua filosofia Behaviorista Radical, bem como, e não menos importante, a análise funcional como instrumento essencial para estudar o comportamento.
Postado por Liliam Padilha Ferreira às 13:19

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