quinta-feira, 25 de agosto de 2011
meditação
Usos Práticos da Meditação Sahaja
( 7548 visualizações )
Em geral, a meditação da Sahaja Yoga é a melhor forma de combater as doenças do dia a dia e nos tornar mais fortes e resistentes a elas. Nós não podemos nos tornar totalmente imunes às doenças, mas podemos usar a meditação para nos tornar mais resistentes e capazes de evitar os problemas que são comuns no atual estilo de vida agitado e estressante. A Sahaja Yoga é a melhor maneira de superar o estresse e curar as doenças do dia-a dia.
Há também algumas medidas adicionais que podemos adotar para nos ajudar a nos manter saudáveis e cuidar dos nossos chakras e do sistema sutil. Essas técnicas complementam a meditação e abaixo estão alguns exemplos de tratamentos sugeridos.
Programa Clínico da Sahaja Yoga para DDAH (Distúrbio de Déficit de Atenção e Hiperatividade) na Austrália
Esse estudo investigou a meditação como um método de tratamento familiar para crianças com DDAH (Distúrbio de Déficit de Atenção e Hiperatividade), usando as técnicas da Meditação Sahaja Yoga (MSY).
Pais e filhos participaram de um programa de 6 semanas, com sessões clínicas duas vezes por semana e meditação regular em casa. As avaliações pré e pós tratamento incluíram classificação pelos pais dos sintomas de DDAH dos filhos, avaliação da auto-estima e da qualidade do relacionamento entre pais e filhos. As percepções do programa eram coletadas via questionários preenchidos pelos pais e entrevistas com as crianças. Os resultados mostraram melhoras no comportamento das crianças com DDAH, na auto-estima e na qualidade dos relacionamentos. As crianças descreveram benefícios em casa (melhor padrão de sono, menos ansiedade) e na escola (maior capacidade de concentração, menos conflito). Os pais relataram estar mais felizes, menos estressados e mais capazes de lidar com o comportamento das crianças. As indicações desta investigação preliminar são de que a Meditação Sahaja Yoga (MSY) pode oferecer às famílias um efetivo instrumento para um tratamento familiar das crianças com DDAH.
Programa Clínico da Sahaja Yoga para DDAH
Adobe Flash Player not installed or older than 9.0.115!
Falta de ar ou dificuldade respiratória e ataques de pânico
Frequentemente esses tipos de ataques podem ser causados por um bloqueio no Chakra do Coração. Nós podemos trabalhar neste centro durante nossas meditações e também respirar devagar e profundamente, inspirando e expirando por um tempo com a nossa mão direita sobre o Chakra do Coração.
Dor no pescoço
Isso pode ser causado por uma obstrução no Vishuddhi Chakra. Nesse caso podemos colocar a nossa mão na região dolorida durante a meditação e também afirmar: “Mãe, eu não sou culpado” 16 vezes ou tentar massagear a área com óleo. Nós também podemos curar esse chakra falando de forma doce e evitando discussões sempre que possível.
Dores de cabeça
Causadas frequentemente por excessiva atividade no nível do ego. Para ajudar a aliviar a dor nós podemos olhar para a chama de uma vela durante nossa meditação ou colocar a palma da mão direita na testa e dizer para nós mesmos: “Mãe, eu perdôo a todos”. Nós podemos também massagear gentilmente a testa (Agnya frontal) com os dedos utilizando óleo de sândalo. Se a dor for atrás da cabeça, nós podemos acariciar a têmpora esquerda para trás e para baixo transversalmente na parte posterior da cabeça com a mão direita, para baixar o superego inflado e então ajudar a aliviar a dor.
Irritação nos olhos
Para tratar os seus olhos reserve um tempo para olhar para o céu ou para a natureza, como por exemplo, as árvores ou a grama verde. Esse é um meio efetivo de contrabalançar o excesso de leitura ou o trabalho em ambientes fechados.
Garganta
Tente proteger a garganta contra o frio extremo, poeira ou até mesmo a conversa excessiva. Quando for possível, use uma echarpe. Mastigar alcaçuz cru ou tomar mel pode ajudar a tratar os problemas nessa área.
Insônia
Este é um problema de um canal direito hiperativo. Para eliminar este problema nós precisamos nos equilibrar na meditação, bem como esfriar o canal direito. Um banho- de- pés (footsoak) com água fria e sal também é recomendado, durante a meditação da noite.
Pensamento constante – Fígado quente
Isso também é causado por um uso excessivo do canal direito. Um dos sintomas é uma atenção fragmentada, de modo que nós achamos difícil meditar e nós nos tornamos agitados, inquietos e adoecemos com facilidade. Nós podemos usar a bolsa de gelo para esfriar a área do fígado diretamente e tentar evitar comer coisas que esquentam o fígado, como por exemplo frituras por alguns dias.
Última atualização em Sáb, 31 de Outubro de 2009 08:20
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário