A Arte de Orar
Em Artigos, 21 21America/Sao_Paulo fevereiro 21America/Sao_Paulo 2011 às 17:24
Quando orar não se prenda exclusivamente às palavras. Você pode ter imaginado durante longos anos que está orando, quando na verdade está apenas repetindo palavras anos e anos. Embora as palavras contenham grande significado, elas não são a coisa mais importante. Os sacerdotes, em sua grande maioria, não vislumbram o verdadeiro sentido da oração por estarem presos exclusivamente à literalidade do texto, à Tinta Fogo Negra, esquecendo-se do contexto, a Tinta Fogo Branca.
Quando orar não procure objetivos na oração. Não lance na oração suas projeções, suas escolhas pessoais. Orar é uma arte e na verdadeira arte o objetivo final está além da expressão caracterizada pelo artista. Você pode estar orando na esperança de ser ouvido ou ter os seus desejos concedidos, mas a verdadeira oração tem um significado inteiramente oposto: abrir o nosso ser às influências superiores, permitir-se ouvir, abrir-se para ouvir. È Deus quem fala ao nosso coração, apenas ouça.
A oração é uma viagem, mas lembre-se de que aquilo que apanhamos à beira do caminho é freqüentemente tão valioso quanto o que almejamos alcançar no final. Quando estiver orando, OBSERVA A SI MESMO. Isto vai lhe trazer a percepção de EU ESTOU AQUI. Caso contrário, a imaginação pode acabar nos levando pra longe do verdadeiro objetivo.
Qual o significado quando pronuncia SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME? Em sua vida religiosa talvez nunca tenha refletido sobre isso. Qual é o nome de Deus? No princípio era o Verbo, traduzido por Logos, palavra. Mas não havia nenhuma espécie de linguagem, então, que palavra? As palavras não existiam no sentido ordinário. Então o que è Logos?
“LOGOS é um som. A primeira vibração. O som mais profundo. Um som que não se podia ouvir, apenas sentir. O som mais penetrante é inaudível da mesma forma que a luz mais penetrante é invisível”.
Quando orar OBSERVA A SI MESMO. Deixe todo o seu corpo orar por você. Deixe o seu sangue orar por você. Sinta simplesmente o fluir do sangue nas veias e artérias do seu corpo, levando o espírito de Deus ao seu coração. Não diga nada, apenas ouça. Recolha-se ao seu silêncio interior. Deixa o Cordeiro orar por você. Deixa o Lobo uivar por você. Esteja presente, e nada mais.Talvez, possa ouvir a voz que nasce dos recantos mais profundos do SER dizendo, simplesmente: Pai! Pai! Obrigado!
A verdadeira oração é a gratidão, não porque Deus aprecie isto, mas porque esta atitude nos faz compreender melhor a nós mesmos e aos nossos companheiros de jornada. E lembre-se que, por mais que tentemos, não podemos expressar a nossa gratidão em palavras. Somente através das nossas ações podemos expressar verdadeira gratidão.
Que assim seja!
Nenhum comentário:
Postar um comentário