.
Uma das mais importantes noções da astrologia tradicional é o temperamento. Hoje ele está esquecido, e, se é mencionado, aparece apenas como uma curiosidade ou como uma espécie de “tempero” da personalidade; mas, como diz o astrólogo inglês John Frawley, “conhecer o temperamento é como conhecer o tecido de que uma roupa é feita”, e um casaco de lã pode ser bem diferente de um casaco de couro, ainda que ambos sejam casacos. Muitas descrições contemporâneas dos signos solares “não batem” com as pessoas descritas justamente por desdenhar o temperamento. Por um lado, é perfeitamente possível descrever precisamente o que é ter o Sol em Gêmeos ou em Touro, mas é um pouco difícil fazer com que um leigo absoluto apreenda o simbolismo do Sol e como este planeta é “qualificado” por estar neste ou naquele signo. Por outro, uma coisa é falar de signos e outra coisa é falar de pessoas: o geminiano de um temperamento é bem diferente do geminiano de outro. Isto acontece porque o temperamento atua no nível mais básico de todos, que é o nível corpóreo. Não somos puras almas vagando em um mundo etéreo, como a leitura demasiada de livros de astrologia moderna pode levar a crer. Isto não quer dizer, também, que somos “apenas um corpo”, no sentido de que o corpo nos determina absolutamente. Como todos sabemos, o corpo nos condiciona e nos limita, e também nos abre possibilidades. Podemos ficar doentes; podemos encontrar no nosso corpo a compatibilidade com certas atividades. O estudo do temperamento nos mostra exatamente isto: desde as doenças às quais somos mais suscetíveis até o nosso modo básico de agir.
Neste artigo vamos olhar duas questões ligadas ao temperamento que têm sido muito relacionadas aos signos solares: a escolha de profissões compatíveis consigo, e as razões da compatibilidade ou da incompatibilidade entre as pessoas em relacionamentos amorosos. Muitas coisas ainda poderiam ser acrescentadas, mas por enquanto vamos apenas dar uma idéia geral, apenas como uma breve introdução ao tema.
Exatamente, cara leitora: sei que em cada revista feminina que você lê e em cada site que visita seus olhos correm logo para aquela seção de “compatibilidade astrológica”, onde estará respondida a pergunta das perguntas: “Será que meu signo combina com o dele?” Sei que sua expectativa é de que as estrelas lhe concedam um viagem com tudo pago à terra da felicidade; mas, seja a resposta positiva ou negativa, não se iluda: signos são signos e pessoas são pessoas - o signo frio e úmido de Escorpião, por exemplo, pode não ser grande apreciador do calor e da secura de Sagitário, mas isso não quer dizer que um escorpiano e uma sagitariana não possam viver felizes para sempre.
Então, em vez de se perguntar “será que meu signo combina com o dele?”, você deveria se perguntar: “Será que meu temperamento combina com o dele?”, e a resposta irá muito além do entretenimento editorial, dizendo algo de concreto sobre a vida do casal. Como conhecer o próprio temperamento? Existem duas maneiras, uma enormemente precisa e outra nem tanto. A maneira precisa é pedir ao astrólogo que calcule seu temperamento a partir do seu mapa natal; este processo envolve muitas contas e pode levar um tempinho. A outra maneira é a seguinte: vamos examinar juntos descrições de cada um dos temperamentos e você pode ver qual deles é você. Depois falaremos um pouco sobre questões de compatibilidade.
Existem quatro temperamentos, derivados dos quatro elementos. Cada elemento é composto por duas qualidades, uma das quais predomina:
Temperamento - Elemento - Qualidade predominante
Colérico - Fogo - (quente e seco) - Calor
Melancólico - Terra - (fria e seca) - Secura
Sangüíneo - Ar - (quente e úmido) - Umidade
Fleumático - Água - (fria e úmida) - Frieza
É preciso dizer, antes de descrever os temperamentos, que todas as pessoas têm uma combinação destas qualidades, que pode estar próxima do equilíbrio ou pender sensivelmente para um temperamento específico. O mais comum, porém, é que as pessoas tenham um temperamento “predominante” e outro nem tanto, podendo ser classificadas como, por exemplo, “sangüíneo para colérico”, se tiver a umidade em primeiro lugar, depois o calor, e depois a secura. Também não se pode descartar a possibilidade de uma qualidade estar muito mais destacada do que as outras: assim, por exemplo, uma pessoa que tenha muita secura e pouco calor será colérica, mas o elemento seco irá de certo modo predominar - a pessoa teria, por exemplo, muita energia para concentrar-se em uma coisa só, o que pode ser facilitado ou dificultado por outros testemunhos do mapa natal.
Pedro Sette Câmara é astrólogo
matéria encontrada em http://portodoceu.terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário