Entrevista - Arline Davis
O que é PNL? A PNL é um conjunto de premissas, modelos e processos, focado para apoiar as pessoas na expressão da excelência humana.
Qual o objetivo da PNL? O maior objetivo da PNL é de aumentar nossas escolhas para poder comunicar, agir e realizar projetos que significam realização em que eu, o outro e o sistema que nos cerca ganham.
O que a PNL entende por Comunicação? A comunicação é um processo que envolve a troca de mensagens e idéias. Para uma comunicação ser bem sucedida, além de se ter a capacidade de enviar e receber mensagens com uma percepção acurada, é importante ter a habilidade de compreender as pessoas. Quanto mais você consegue descobrir a respeito do modelo de mundo do outro, melhor vai compreende-lo. Quanto mais consegue lidar com as diferenças entre as pessoas, melhor vai comunicar com uma variedade de pessoas.
De acordo com a resposta da pergunta anterior, Como se dá esse processo comunicacional na PNL? Com a PNL, o comunicador aprende a criar metas adequadas para cada instância de comunicação, ter uma variedade de mensagens para contextos diferentes e adquirir uma flexibilidade no seu repertório de comunicação por estar monitorando respostas verbais e não verbais e ajustando sua abordagem de acordo com feedbacks recebidos.
Para alcançar esta comunicação, quais as técnicas utilizadas e como se aplicam? Penso que o principal é o uso das posições perceptuais, em que se sai do seu próprio modo de entender as coisas para conseguir entender o outro e seus motivos, especialmente a intenção positiva por trás dos seus comportamentos. Outros elementos importantes são os usos dos sistemas preferenciais de comunicação (visual, auditivo, cinestésico) segundo observação da linguagem, gestos e movimentos oculares do outro e também dos meta programas, que são filtros cognitivos que cada um usa para organizar a informação que entra do mundo lá fora. Muito conhecido da PNL é o rapport - uma qualidade na relação em que ambos experimentam um senso de confiança e compreensão mútua. Fazer um espelhamento de linguagem corporal, expressão facial e qualidades vocais e até a respiração do outro aumentam o rapport numa relação.
Como se dá o processo de relação entre programador (profissional de PNL) e o programado (aluno/cliente)? Quando um practitioner se encontra com um cliente, uma prioridade é estabelecer o rapport. Isso se dá junto ao processo de levantar uma expectativa para o encontro que está havendo no momento. O Practitioner de PNL vai entrar em um acordo com seu cliente sobre o objetivo da reunião ou sessão. O Practitioner procura criar enquadres para sua comunicação, introduzindo tópicos e conduzindo o processo com perguntas freqüentes e também dá e recebe feedback. Outro ponto de atenção é o estado mental ou emocional que ambos estão tendo durante a comunicação; e se o estado interno não está condizente, o Practitioner faz algo para mudar este estado para um melhor ou mais adequado. O Practitioner usa informação de alta qualidade para saber se está conseguindo ou não seus objetivos - ou seja, usa observação precisa em vez de interpretação e leitura mental.
Há possibilidade da não efetivação do processo da PNL? Qual o motivo? Não há interlocutores resistentes - somente há comunicadores pouco flexíveis. Conseguir se comunicar é uma questão de flexibilidade e disposição. Com um grande ponto a acrescentar: é importante saber fazer uma boa formulação de metas de comunicação.
Não existe fracasso, tudo é feedback. Desde que a comunicação seja considerada um processo em vez de um evento estanque, sempre há chance de tudo se acertar.
Segundo Gregory Bateson, antropólogo, biólogo, teórico de comunicação sistêmica e mentor intelectual para os criadores da PNL, o tempo que leva para um sistema mudar é o tempo que leva para todas as partes receberem as mensagens adequadas que necessitam receber.
Arline K. Davis é consultora, treinadora e coach especializada na aplicação da PNL para desenvolvimento pessoal e profissional e idealizadora da Oficina "Os Códigos da Genialidade".
Nenhum comentário:
Postar um comentário